terça-feira, 16 de outubro de 2012

http://www.ihgrgs.org.br/artigos/Gunter_Brasil_Africa.htm Material de apoio das Sextas séries E e F, para construção de maquetes de Quilombos Brasileiros

3 comentários:

Maria Zilda M Melchior disse...

Olá, Alfredo!!! As figuras 27 e 28 do texto são excelentes exemplos de kraal! Pesquisei e vi a riqueza que os africanos e seus descendents legaram à arquitetura! Este trabalho será exposto na escola e na Diretoria de Ensino, quando fizermos a Feira do Conhecimento, em dezembro!!! Parabéns a todos!!! E uma ótima atividade aos alunos!!!

Maria Zilda M Melchior disse...

Ainda sobre o texto, mais duas ideias chamaram-me a atenção:
"A primeira e principal conclusão � qual estes estudos nos têm conduzido é a constatação que, para entender as formas de vida dos descendentes dos africanos no Brasil, é imperioso começar por procurar entender as condições de vida e as concepções sócio-culturais da matriz africana. A populaçõo africana é a mais sedentária do planeta e ao longo dos milênios desenvolveu características próprias de se relacionar entre si e com o mundo e que se caracteriza pela alta sintonia com seu meio ambiente."

Nos colocamos a criticar as representações da cultura africana, sem um mínimo de compreensão, estudo e análise da matriz que compõe o que chamamos de cultura africana. Compreende-la nos coloca na condição de CAPAZES de tentar construir um referencial para as representações que se fizeram desde a sua vinda ao Brasil, até o momento.

Rocha disse...

É isso ai Maria Zilda, dai a relevância do nosso trabalho, vamos trabalhando!